Ano 2024

I Encontro de Polícias Escritores

Realiza-se no dia 4 de julho de 2024 no Auditório Comandante Ferreira do Amaral o I Encontro de Polícias Escritores.

Para assistir a este Encontro garanta a sua presença através do e-mail: cadi-em@montepiopsp.pt.

A inscrição é obrigatória e sujeita à capacidade do auditório.

Inscrições abertas até dia 1 de julho.

Lisboa, 25 de junho de 2024

Assembleia Geral Ordinária realizada no passado dia 25 de Maio de 2024

No dia 25 de maio de 2024 realizou-se a Assembleia Geral Ordinária, presidida pelo Presidente da Assembleia, o 2.º comandante do COMETLIS, Superintendente Luís Manuel Alves Fernandes Moreira , na qual foi aprovado o relatório e contas do Montepio da PSP de Lisboa, e o respectivo parecer do Conselho Fiscal, relativo ao ano de 2023. A sessão contou com uma sequência de apresentações da Direção que se pautou pelo princípio primordial da transparência, reflexo do envolvimento dos membros da Direção e do Conselho Fiscal ao longo do ano transato.

Com a estratégia centrada no seu desenvolvimento financeiro, o Montepio tem trabalhado para responder de forma efetiva às necessidades habitacionais dos seus polícias, o que se refletiu na boa gestão da resposta e no aumento do número de associados e associadas, bem como para assegurar a sustentabilidade das pensões de sobrevivência.

No equilíbrio dos vários segmentos de arrendamento, o arrendamento comercial tem feito um caminho no sentido de reunir condições para o Montepio continuar a dar uma resposta cada vez mais proficiente à nossa massa associativa.

O relatório e contas do exercício de 2023 dá especial destaque às necessidades do património imobiliário que, face à idade média dos edifícios, carece de intervenção nas várias partes de um todo, que é o edificado.   

Nesta dimensão, a Direção esteve, ao longo do ano de 2023, permanentemente a realizar ações de supervisão, garantindo a eficácia dos trabalhos de recuperação patrimonial.

Foi também reforçado nesta Assembleia Geral Ordinária o paradigma do CADI-EM como espaço de memória colectiva no Montepio da PSP de Lisboa.

A aprovação do Relatório e Contas é um voto de confiança na continuidade do percurso de transparência e conformidade financeira, e é, por isso, de registar o Voto de Louvor que o Conselho Fiscal concedeu à Direção pelo trabalho desempenhado.

A todos os associados e a todas as associadas, uma nota de agradecimento pela presença, pelo envolvimento e pelo empenho neste projeto quase centenário corporizado pelo Montepio da PSP de Lisboa. De associados para associados!

Algumas imagens sobre o mesmo.

Missa em memória dos associados falecidos do Montepio da PSP de Lisboa

No dia 24 de novembro de 2023, o Montepio da PSP de Lisboa realizou uma missa em memória dos seus associados falecidos, que contou com a presença de pensionistas, familiares e amigos. A celebração foi conduzida pelo Sr. padre Carlos Azevedo, que destacou a importância de honrar a memória dos que partiram e agradecer pelo seu legado.

O Montepio da PSP de Lisboa é uma instituição de solidariedade social que apoia os agentes da Polícia de Segurança Pública e seus familiares, oferecendo serviços de saúde, educação, cultura, lazer e assistência social.

A missa foi um momento especial e único para as pensionistas e todos que pertencem a esta casa, que puderam recordar os seus entes queridos com carinho e respeito. A celebração foi também uma oportunidade de reforçar os laços de amizade e solidariedade entre os membros do Montepio, que partilham os mesmos valores e ideais. O presidente do Montepio, Álvaro Marçal, agradeceu a presença de todos e manifestou o seu orgulho pela instituição que representa. Afirmou que o Montepio é uma família que se apoia nos momentos difíceis e que celebra as conquistas de cada um. Elogiou o trabalho e a dedicação de todos os associados, funcionários e seus pares dirigentes, que muito contribuem para o crescimento e o prestígio do Montepio.
Algumas imagens sobre o mesmo.

Inauguração do MUP/PSP - Museu Da Polícia

A data de 13-07-2023, próxima Quinta-feira, é um dia histórico para a Polícia e para a nossa sociedade. Pelas 15h00, vai realizar-se, nas antigas instalações do Comando Metropolitano de Lisboa, na memorável Rua Capelo, 13, a inauguração do MUP/PSP – MUSEU DA POLÍCIA. Este evento, de elevado e profundo significado histórico para a Polícia, para todos os Polícias que serviram, servem e farão parte do nosso futuro, assim como para a sociedade, reveste-se de um significado grandioso para a nossa vida pelo seu valor intrínseco, pelo que representa de dimensão humana, pela dignidade que confere à nossa história, pelo prestígio e credibilidade que nos atribui e reconhece, pela oportunidade de nos encontrarmos e revermos e, pelos caminhos que nos mostra e abre. Um projeto da Polícia para todos onde os Polícias são e serão, do início ao fim, os verdadeiros protagonistas. Um projeto abraçado pela sua diretora, MI. Dra. Michele Soares e sua brilhante equipa, com total entusiasmo e emoção, tão verdade e presente na forma como nos recebem e acarinham , na força das suas palavras, na magia dos seus gestos e ação. Um espaço soberbo, localizado na zona mais nobre e histórica da cidade de Lisboa. Um espaço de encontro com a nossa vida, repleto de cultura, de magia e poesia. Enquadrado num misto de arte e cultura, oferece-nos ainda a oportunidade de conviver com outros espaços vizinhos, de elevado significado na nossa Portugalidade de que destaco a Livraria mais antiga do Mundo, a Brasileira, lojas, fachadas e eventos culturais recheados de beleza. O nosso MUP/PSP, é já um centro de emoções que nos liga e aproxima ao melhor que temos; as pessoas e o que de cada um de nós resulta. O Montepio da PSP de Lisboa, parceiro do MUP/PSP está neste projeto de todos para todos, bem ciente do seu significado, do seu papel e da sua Missão. A Barbearia do Montepio, uma das valências do MUSEU e tão conhecida dos Polícias, está a ser também totalmente restaurada à época para poder ser um polo de interação dos visitantes que, tal como sempre, poderão, além de todas as delícias do MUSEU, aproveitar para cortar o cabelo e descerem depois o chiado à PESSOA; em posse ainda mais elegante, um pouco hirte, num passo mais firme e devagar para saborear. Muitos parabéns ilustre Dra. Michele Soares, pela grandiosa obra que com a sua ilustrissima equipa fazem, todos os dias e momentos, de dimensão colossal. É um privilégio e uma honra muito grande estarmos associados a este Projeto de forma tão grandiosa. Muito obrigado.

A Direção do Montepio

Assembleia Geral Ordinária realizada no passado dia 17 de Junho de 2023

Prezados Associados,

No exercício das suas competências estatutárias, o Montepio da PSP de Lisboa, submeteu à deliberação dos associados, presentes na Assembleia Geral Ordinária realizada no passado dia 17 de Junho de 2023 no Auditório Comandante João Maria Ferreira do Amaral, em Lisboa, o Relatório e Contas do Exercício de 2022, acompanhado do respetivo parecer do Conselho Fiscal, tendo o mesmo sido aprovado por unanimidade.

Em simultâneo, a Direção fez uma breve apresentação com algumas das atividades a desenvolver durante o corrente ano de 2023, como é exemplo a Inauguração oficial do seu Auditório, com um evento, carregado de simbolismo e significado e que tem como principal intenção a de melhorar as condições a oferecer aos seus associados. Neste ponto de referir, que a Direção do Montepio da PSP propôs nesta Assembleia Geral, a atribuição do nome “Comandante João Maria Ferreira do Amaral” ao seu auditório, proposta que foi efusivamente acolhida pelos associados presentes e votada por unanimidade.

Durante 2023, dar-se-á início à abordagem técnica para reabilitação dos blocos habitacionais e terreno de Cascais, e, será dada continuidade ao projeto do Centro de Serviços Integrado do Montepio da PSP (Centro SIM) bem como do processo de reabilitação do prédio da Rua António Pedro, 24.

1º Almoço Convívio Rua Actriz Maria Matos

Numa sociedade em que o tempo nos foge “por entre os dedos”, por vezes, não nos apercebemos das imensas pessoas que para trás deixamos.

Focados nos nossos afazeres, cada qual com a sua responsabilidade para com a família e a sociedade, não nos damos conta do isolamento em que caímos.

No passado, existiam os convívios nas colectividades e associações de bairro e até entre vizinhos.

Hoje, por vezes, nem sabemos quem é, se reside no mesmo prédio e em que andar aquele “estranho” que por mim passou na escada, no elevador ou à saída do prédio. 

Pois bem, a fim de inverter e dar respostas a estas questões pertinentes, decidi realizar um almoço-convívio, com os residentes dos lotes 1124 & 1125 da Rua Actriz Maria Matos, em Lisboa.

Todos foram convidados. Uns aderiram e outros não. 

Não há que baixar os braços.

A pequena “chama” foi acesa, os laços estreitaram-se e a vontade de se realizar o próximo, ficou patente.

Afinal de contas, não nos esqueçamos que o tempo passa, caminhamos para o fim, para a meta e, por vezes, sós,  com a partida do esposo ou esposa, bem como dos filhos, aquele(a) que mais próximo está, será o MEU VIZINHO(A).

Termino, apelando a que cada vez mais, numa sociedade que se tornou tão egocêntrica, possamos fazer a diferença, olhando de frente uns para os outros, retribuindo um “bom dia”, criando assim, pontes e não barreiras, muros.

Forte Abraço!

Pedro Pousadas


Algumas imagens sobre o mesmo.

Missa pelos sócios falecidos do Montepio e lanche de Natal no Centro de Convívio.

Caros Associados,

No passado dia 9 de Dezembro de 2022, realizou-se o Almoço Convívio de Natal na sede do Montepio na Av. Almirante Reis, com a presença de alguns dos associados, num clima de grande alegria e descontração.

Durante a manhã e como já é habitual, foi celebrada a Missa de Sufrágio pelos sócios falecidos do Montepio da PSP, na Igreja São Jorge de Arroios.
Algumas imagens sobre o mesmo.